Análise do aspirador sem fios Tineco Pure One A50S: potência de sucção impressionante, mas usabilidade deixa a desejar

Este aspirador sem fios oferece uma limpeza eficaz, mas problemas de design prejudicam a facilidade de utilização

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S na casa do avaliador
(Image: © Future)
última atualização 29/07/2025

Veredito preliminar

O aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S oferece uma sucção potente, funcionalidades inteligentes e um design flexível com tubo articulado a 90 graus para limpar debaixo de móveis e um depósito espaçoso de um litro sem saco. No entanto, é mais pesado do que alguns concorrentes e a sua manobrabilidade, especialmente em carpetes, pode não agradar a todos os utilizadores.

Prós

  • + Aspiração potente em todos os tipos de piso
  • + Ajuste automático da potência de sucção
  • + Depósito de pó grande com capacidade para um litro

Contras

  • - Construção robusta, transmite solidez.
  • - Desliza facilmente apenas em pavimentos duros.
  • - Manutenção simples do filtro em rede.

Pode confiar na TechRadar para lhe trazer análises fiáveis. Dedicamos horas a testar cada produto e serviço para o ajudar a tomar decisões informadas. Saiba mais sobre o nosso processo de avaliação.

Análise em dois minutos do aspirador Tineco Pure One A50S

O aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S oferece um conjunto equilibrado de funcionalidades e desempenho, embora apresente algumas particularidades. Testei a versão 'Plus', que inclui um acessório adicional para detalhes. Apesar de não ser dos melhores aspiradores sem fios que já utilizei, traz algumas vantagens dignas de destaque.

A sua cabeça de limpeza giratória — com rotação até cerca de 60 graus — e o tubo flexível facilitam a navegação em redor dos móveis e a limpeza debaixo das camas. A potência de sucção é impressionante, conseguindo remover eficazmente pó, detritos e até pelos de animais de estimação em vários tipos de pavimento. No entanto, a cabeça de limpeza pode oferecer resistência em alcatifas, tornando-se cansativo empurrar e puxar, pelo que não recomendaria este modelo apenas para remoção de pelos de animais.

Um dos destaques é o sensor inteligente DustSense, que ajusta automaticamente a sucção consoante a quantidade de sujidade detetada, proporcionando uma limpeza mais eficiente. A autonomia da bateria é razoável, mas casas maiores poderão necessitar de recarregar para uma limpeza completa. O depósito de pó é maior do que a média, o que significa que não terá de o esvaziar com tanta frequência. Apesar do bom desempenho na limpeza, o A50S é prejudicado por uma ergonomia menos confortável e alguns pequenos pormenores de design.

Esta é a visão geral — continue a ler para a minha análise completa ao Tineco Pure One A50S Plus.

Análise do Tineco Pure One A50S: preço, características e disponibilidade

O Tineco Pure One A50S tem um preço de €329, posicionando-se na categoria média de aspiradores sem fios. Pode adquiri-lo diretamente no site da Tineco ou através de retalhistas como a Amazon.

Este aspirador sem fios oferece uma excelente relação qualidade-preço quando comparado com outros modelos da mesma gama e com características semelhantes. No entanto, enfrenta forte concorrência, como o Dreame R20, que, apesar de ter um depósito de pó mais pequeno, é mais leve e fácil de manobrar.

Se procura a melhor oportunidade, considere comprar durante grandes campanhas promocionais. Por exemplo, à data de redação deste artigo, a versão do Reino Unido estava disponível por £229 no site da Tineco. A Black Friday e outros eventos semelhantes são excelentes oportunidades para poupar na compra de novos aspiradores sem fios.

Análise ao design do aspirador Tineco Pure One A50S

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S com todos os componentes separados
(Image credit: Future)

A Tineco, uma divisão da Ecovacs conhecida pela sua tecnologia de aspiradores robóticos, tem vindo a desenvolver aspiradores sem fios inovadores, mops para limpeza húmida e seca, e lavadoras de carpetes desde 1998. A empresa destaca-se por incorporar funcionalidades inteligentes avançadas na maioria dos seus produtos de limpeza. Uma das funcionalidades de destaque é o grande ecrã LCD colorido integrado, que fornece informações em tempo real ao utilizador e utiliza animações para uma experiência mais envolvente. Embora os entusiastas da tecnologia apreciem frequentemente estas interfaces digitais, elas não tornam necessariamente as máquinas mais fáceis ou eficientes de utilizar.

Enquanto outros modelos, como o Tineco Pure One S15 Pro e o PURE One S11, têm ecrãs grandes e coloridos no cabo, este aspirador utiliza um ecrã de informações mais compacto e simples. O visor apresenta três modos de aspiração — Eco, Auto e Max — e alguns ícones pequenos que se iluminam caso o canal de ar fique bloqueado ou a escova fique presa. Também encontrará um indicador de bateria com três barras. Em vez de um gatilho, este modelo oferece um prático botão de ligar/desligar na parte de trás, facilitando a utilização.

Plano aproximado do ecrã de controlo do aspirador Tineco Pure One A50S
(Image credit: Future)
Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S com tubo flexível a ser utilizado
(Image credit: Future)

Vamos analisar mais a fundo os modos de potência do aspirador. O A50S Plus conta com a tecnologia DustSense, que ajusta automaticamente a sucção consoante a quantidade de sujidade detetada. Esta funcionalidade inteligente ajuda a equilibrar o desempenho da limpeza com a autonomia da bateria — um benefício comum em muitos aspiradores verticais sem fios modernos.

No entanto, a designação do modo de potência 'Auto' pode ser confusa. Pela minha experiência, tanto os modos Eco como Auto utilizam o DustSense, ativando uma sucção extra quando o sensor na escova principal deteta mais resíduos. Notará uma alteração no som do motor à medida que a potência aumenta durante alguns segundos.

Parece que o modo Eco pode aumentar a sucção até níveis idênticos ao modo Auto, enquanto o modo Auto intensifica-se até igualar o modo Max, que funciona na potência máxima e não usa o DustSense. Na prática, o 'Auto' funciona mais como um modo intermédio, apesar do nome. Isto pode ser uma decisão de marketing, já que 'Auto' é uma configuração popular em muitos dispositivos.

O Pure One A50S Plus oferece 185 Watts de potência de sucção. Esta medida pode ser confusa, pois a maioria dos fabricantes de aspiradores indica a sucção em Air Watts ou Pascals. Se quiser perceber como comparar a potência de sucção entre aspiradores, consulte este guia sobre como saber quanta sucção tem o seu aspirador. Pode ficar descansado: há potência de sucção suficiente, como verá em mais detalhe na secção de Desempenho.

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S em modo portátil
(Image credit: Future)

Vamos analisar mais de perto o design ergonómico da pega do Pure One A50S Plus. Este aspirador possui uma pega com duas secções distintas para agarrar, sendo que a sua mão assenta naturalmente na parte traseira, graças ao apoio subtil para os dedos. Este tipo de pega é comum em muitos aspiradores verticais.

No entanto, ao utilizar a secção traseira, a aresta angular perto do ecrã pode pressionar de forma desconfortável a zona entre o polegar e o indicador, provocando desconforto após apenas alguns minutos de uso. Além disso, esta posição exige que dobre o braço ao nível do cotovelo, o que faz com que a maior parte do peso do aspirador recaia sobre os músculos do bíceps e do antebraço, enquanto o movimento fica a cargo do ombro. Esta escolha de design pode afetar o conforto durante sessões de limpeza prolongadas.

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S dobrado para arrumação compacta num chão de madeira
(Image credit: Future)

Se procura uma forma mais fácil de tratar uma das tarefas domésticas mais rotineiras, experimente esta técnica simples para aspirar. Mantenha o braço esticado e faça um movimento suave de pêndulo, balançando o aspirador para a frente e para trás com o ombro e os músculos do braço. Vá avançando devagar, deixando o aspirador deslizar pelo chão como um pêndulo de relógio. Experimente e veja como a limpeza pode tornar-se muito mais simples!

Vista aproximada do depósito de pó de um aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S
(Image credit: Future)

Se o cabo do aspirador for desenhado de forma a obrigar a dobrar o pulso e o braço — como acontece com este modelo e muitos outros — não consigo deixar de me perguntar porque é que os fabricantes continuam a utilizar cabos traseiros em ângulo reto. Idealmente, os cabos deveriam estar posicionados acima do corpo principal e ter uma forma arredondada e suave, para maior conforto e facilidade de utilização. Algumas marcas já introduziram cabos redondos ou retangulares, mais ergonómicos, por isso é surpreendente que ainda não seja o padrão na indústria.

Dito isto, o Tineco A50S Plus inclui uma segunda pega na parte superior. No entanto, não é especialmente confortável, pois o dedo mindinho tende a ficar comprimido durante a utilização. Não é um fator decisivo, mas também não é o design mais prático. Além disso, este aspirador pesa 3,3 kg com o tubo e a escova principal acoplados, tornando-o mais pesado do que vários outros modelos que já testei. Este peso extra nota-se especialmente durante limpezas prolongadas em carpetes, o que pode tornar o aspirador mais difícil de manobrar.

A maioria dos aspiradores verticais vem equipada com um depósito de pó compacto, normalmente entre 0,5 e 0,8 litros. No entanto, este modelo destaca-se ao oferecer um generoso depósito de um litro, permitindo-lhe limpar durante mais tempo sem ter de o esvaziar com tanta frequência. O processo de esvaziamento é semelhante ao da maioria dos aspiradores verticais: basta destravar o depósito da unidade principal e libertar a patilha para deitar fora os resíduos. Graças ao depósito maior, os pelos de animais e o pó tendem a sair facilmente, embora possa ser necessário dar uma ligeira pancada para remover tudo. Voltar a encaixar o depósito pode ser um pouco complicado, por isso tenha cuidado ao voltar a colocá-lo no aspirador.

O filtro de rede interior, localizado na secção do ciclone, ficou tão empoeirado como seria de esperar após a utilização. Quando tentei removê-lo para limpeza, não consegui — mesmo ao rodá-lo, não se soltava. O manual incluído trazia apenas informações básicas de segurança e resolução de problemas, sem instruções sobre como remover o filtro de rede. Pesquisando online, encontrei a mesma documentação focada na segurança, deixando o filtro firmemente no lugar. É possível que o filtro tenha sido concebido para não ser removido, mas seria útil ter instruções claras para os utilizadores que pretendam fazer a manutenção adequada do aspirador.

Vista de perto do filtro de esponja no aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S
(Image credit: Future)

Consegui aceder ao sistema de filtro HEPA com esponja lavável, que funciona em conjunto com o filtro de rede para capturar 99,9% do pó e detritos tão pequenos quanto 0,3 micrómetros. Este modelo também inclui um bloco de fragrância que se encaixa por baixo da bateria para ajudar a minimizar os odores do tapete. Embora esta funcionalidade seja pouco comum, pode encontrar-se nalguns dos melhores aspiradores disponíveis atualmente.

Cabeça do aspirador Tineco Pure One A50S sem fios dobrada para limpeza flexível
(Image credit: Future)

Este modelo possui uma haste resistente e flexível que pode dobrar até 90 graus, facilitando a limpeza debaixo de camas e sofás. A sua barra de escova de 23 cm utiliza duas filas de cerdas em forma de chevron, concebidas para limpar eficazmente tanto pavimentos duros como alcatifas. Para maior comodidade, a escova rotativa pode ser facilmente removida para uma limpeza sem complicações.

No entanto, a construção geral parece volumosa e menos refinada em comparação com outros aspiradores. A manobrabilidade é limitada, tornando mais difícil contornar móveis e espaços apertados do que noutros modelos de preço semelhante ou inferior.

Close-up do cabeçote do aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S em chão de madeira
(Image credit: Future)

A barra de escova 3DSense da Tineco possui sensores avançados que aumentam automaticamente a sucção ao detetar a proximidade de um rodapé. Vai notar dois pequenos recortes em cada lado da cabeça do aspirador, concebidos para aspirar o pó junto às extremidades e garantir uma limpeza completa. Além disso, duas filas de pentes robustos na parte traseira da escova ajudam a evitar que cabelos e fios fiquem enrolados.

Para melhorar o desempenho em pavimentos duros e reduzir o atrito ao limpar alcatifas, a cabeça do aspirador inclui um interruptor de entrada de ar que abre duas pequenas aberturas na parte frontal. Isto permite que o rolo da escova recolha detritos maiores com mais facilidade. Para uma melhor visibilidade, o modelo inclui um farol dianteiro verde que realça o pó em pavimentos duros, tornando mais fácil identificá-lo e limpá-lo. Embora utilize uma lâmpada LED verde em vez de um laser, continua a ser altamente eficaz a revelar pó escondido e a manter os seus pavimentos impecáveis.

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S com escova de chão iluminada a verde a detetar pó no chão duro
(Image credit: Future)

Ao utilizar o aspirador Tineco no modo portátil, irá verificar que vem equipado com uma escova motorizada para estofos, um bocal para detalhes com escova deslizante e um suporte de parede prático para manter tudo organizado. O punho traseiro é confortável nesta configuração, embora o aspirador possa parecer um pouco pesado quando usado acima da cabeça. Tal como a maioria dos aspiradores verticais sem fios, este modelo não se mantém de pé sozinho, pelo que poderá ser necessário encostá-lo a uma superfície enquanto move móveis ou faz uma pausa na limpeza.

Análise e desempenho do aspirador Tineco Pure One A50S

Aspirador vertical sem fios Tineco Pure One A50S com escova iluminada a destacar o pó escondido no chão de madeira
(Image credit: Future)

A primeira coisa que irá notar no Tineco Pure One A50S Plus é o seu peso — com 3,3 kg, acaba por ser um pouco pesado de transportar, tal como outros modelos de aspiradores sem fios. Grande parte deste peso provém do tubo, sobretudo da secção central robusta que se dobra num ângulo de 90 graus.

Este aspirador inclui uma única escova para o chão, concebida principalmente para a limpeza de alcatifas. Embora seja bastante eficaz em alcatifas, não desliza tão suavemente em pisos duros, quando comparado com aspiradores que utilizam escovas de rolo macio, especialmente criadas para essas superfícies. O próprio design da escova faz também com que seja mais difícil de empurrar em alcatifas de pelo médio, mesmo quando a entrada de ar frontal está totalmente aberta e o aspirador está definido para o modo automático (potência média).

Quando a funcionalidade DustSense é ativada, cria um atrito extra entre a parte frontal da cabeça do aspirador e o tapete. Ou seja, pode sentir que fez um treino de braços após apenas cinco minutos de limpeza. No entanto, o movimento de pêndulo ajuda a tornar o processo mais suave. Para aspirar tapetes com mais facilidade, utilizar o modo ECO é uma escolha inteligente — reduz a sucção e torna o aspirador mais fácil de empurrar.

A cabeça do Tineco A50S roda até cerca de 60 graus, o que é um pouco menos do que alguns concorrentes, mas ainda assim oferece boa manobrabilidade à volta dos móveis. Trocar a haste pelos acessórios manuais pode ser um pouco complicado, pois o encaixe é apertado — ótimo para estabilidade, mas não tão fácil de libertar. Embora o aparelho pareça um pouco pesado quando levantado, o modo portátil com a mini escova motorizada é eficaz para limpar escadas, carros, camas de animais e sofás.

Os níveis de ruído são razoáveis: no modo ECO, regista uns confortáveis 63 dB à altura dos ombros, 66 dB no modo Auto e apenas 69 dB no modo Máximo.

Testes de Sucção

Para avaliar a usabilidade geral, realizei uma série de testes de sucção. No principal teste de aspiração em pavimento duro, espalhei 25 gramas de aveia, farinha, massa orzo, bolacha esmagada e alguns pedaços de cereais, depois coloquei o aspirador em modo Auto. O motor começou de forma suave, mas assim que o sensor integrado detetou resíduos extra, aumentou automaticamente a potência de sucção.

De forma impressionante, o aspirador apanhou tudo — até os pedaços maiores — numa única passagem. Após pesar o conteúdo do depósito, recolheu 24 gramas, sendo que cerca de 1 grama de farinha fina terá ficado junto ao filtro. Este é um excelente resultado para um teste de limpeza em pavimento duro.

De seguida, realizei o mesmo teste em alcatifa, utilizando os mesmos 25 gramas de material e a definição Auto, com a entrada de ar frontal aberta. Uma passagem para a frente e para trás removeu a maior parte dos resíduos, seguida de mais algumas passagens rápidas para apanhar o resto da farinha.

Quando pesei os resíduos recolhidos da alcatifa, o depósito mostrava 26 gramas, indicando que também apanhou algum pó escondido nas fibras mais profundas do tapete. Embora tenha sido necessário um pouco mais de esforço para empurrar o aspirador num tapete de pelo médio, cumpriu a tarefa de forma eficaz e apresentou um desempenho de limpeza muito sólido.

Análise da autonomia e desempenho da bateria do Tineco Pure One A50S

A Tineco anuncia uma autonomia máxima de 70 minutos, o que está entre as mais longas disponíveis para aspiradores sem fios. No entanto, este valor refere-se ao modo de potência mais baixo. No meu teste, utilizando o modo Auto numa combinação de alcatifa de pelo médio e pavimento em mosaico, a bateria desceu de três para dois traços após sete minutos. O aspirador continuou a funcionar até cerca dos 17 minutos, altura em que mudou automaticamente para o modo Eco, onde funcionou a potência reduzida e parou aos 20 minutos e 22 segundos.

Ao utilizar o modo Max, a autonomia é compreensivelmente menor. Testei esta definição apenas em pavimentos duros, pois é demasiado potente e cria fricção excessiva em alcatifas. Com carga completa, o modo Max durou pouco menos de 10 minutos antes de mudar para o modo Eco, que continuou até aos 12 minutos e 16 segundos, altura em que parou.

Para a maioria das tarefas diárias de aspiração — normalmente uma ou duas divisões — 20 minutos em modo Auto deverão ser mais do que suficientes, especialmente porque a funcionalidade DustSense aumenta automaticamente a potência e o consumo da bateria quando deteta mais sujidade. No entanto, se estiver a planear limpar uma casa inteira com três quartos numa só sessão, especialmente usando sempre o modo Auto, uma única carga pode não ser suficiente para terminar.

Quando a bateria ficou completamente descarregada, coloquei-a a carregar até estar totalmente carregada, o que demorou exatamente três horas e quatro minutos — o que está dentro da média para aspiradores verticais sem fios. A barra de carregamento no visor apaga-se após algum tempo, pelo que terá de premir o botão de ligar enquanto o aspirador está ligado à corrente para verificar o progresso. Em alternativa, uma luz verde na lateral pisca durante o carregamento e serve como um indicador fiável do estado de carregamento.

Vale a pena comprar o Tineco Pure One A50S?

Procura uma sucção potente?

Este modelo oferece um desempenho de aspiração impressionante e passou facilmente em todos os testes de sucção.

Precisa de um depósito de pó grande?

O A50S Plus dispõe de um espaçoso depósito de 1 litro—muito maior do que a maioria dos aspiradores verticais e próximo do que encontra num aspirador vertical tradicional.

Quer controlo automático de sucção?

A tecnologia DustSense ajusta automaticamente a potência de sucção, garantindo uma limpeza eficiente e maior autonomia da bateria.

Prefere algo fácil de empurrar?

O A50S pode ser difícil de manobrar em alcatifa e é mais pesado do que muitos outros modelos.

Precisa de um aspirador leve?

Alguns aspiradores verticais são mais leves e este modelo parece especialmente pesado quando utilizado em modo portátil.

Como testei o aspirador Tineco Pure One A50S

Tenho utilizado o Tineco Pure One A50S Plus há várias semanas, submetendo-o a rotinas de limpeza diárias. Embora tenha algumas pequenas desvantagens, oferece um desempenho de aspiração robusto e aprecio o depósito de pó extra grande. Testei-o tanto em pavimentos de madeira dura como em alcatifas de altura média, tendo até colocado à prova com detritos maiores, como migalhas de bolacha. Desempenhou todas as tarefas de limpeza facilmente em ambas as superfícies. No entanto, em comparação com outros aspiradores verticais, é um pouco volumoso e menos ergonómico.

Saiba mais sobre como testamos aspiradores.

NewsLetter

Receba os artigos mais comentados diretamente na sua caixa de entrada

Toda semana compartilhamos as notícias mais relevantes sobre tecnologia e entretenimento. Junte-se à nossa comunidade.

Sua privacidade é importante para nós. Prometemos não enviar spam!